6 de dezembro de 2013

Carlos Drummond


Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns

 segundos preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida." 

— Carlos Drummond.

Ana Larousse

Ana Larousse
Ela acordou, foi até a cozinha preparar o café da manhã pra ver se desengasgava o sonho que tinha tido. Jogou iogurte gelado em cima dos mirtilhos e comeu, debruçada na janela, assistindo o dia que levantava atrás da neve. Lábios roxos de frio ou tingidos pelos mirtilhos, o rosto ardendo gelado e um vulcão preso no peito.
Jogou iogurte gelado em cima dos mirtilhos e comeu, debruçada na janela, pra ver se nevava dentro dela.

1918 * 2013



Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul africano que se tornou conhecido mundialmente e fez história em seu país como principal representante do movimento antiapartheid. Tanta importância ele teve, que mais tarde se tornou presidente da África do Sul de 27 de abril de 1994 a 16 de junho de 1999.

Mandela é de etnia Xhosa e nasceu em 18 de julho de 1918 no vilarejo de Qunu, um distrito de Umtata que fica na região de Transkei. Assim que começou a frequentar a escola aos 7 anos de idade (inclusive foi o primeiro de sua família a ir à escola), ele recebeu o nome em inglês de Nelson.
Como estudante universitário de direito, ele se envolveu com a oposição ao regime da apartheid – negava a negros, mestiços e indianos direitos políticos, sociais e econômicos. Junto com Walter Sisulu e Oliver Tambo, além de outros, fundou a Liga Jovem do CNA.
Em 1948, foram eleitos os afrikaners (Partido Nacional) que apoiava a segregação racial, tornando Mandela mais ativo no CNA e tomando parte do Congresso do Povo (1995) que divulgou a Carta da Liberdade, que seria um documento contendo o programa fundamental como antiapartheid.
Mandela foi preso duas vezes. Primeiro em 1956, na qual seria condenado a morte pelo crime de traição, mas com a repercussão internacional, conseguiu ser libertado. Depois ele foi preso novamente em 5 de agosto de 1962, após se empenhar na formação da “Lança da Nação”, que seria um braço armado da CNA. Após passar por um processo judicial, ele foi condenado a prisão perpétua. Essa segunda prisão durou 27 anos e o preso 466/64, Nelson Mandela fez amizade com James Gregory, que era o carcereiro da prisão.
A liberdade do líder antiapartheid aconteceu em 1990, sob tutela do governo conciliador do presidente Frederik Willem de Klerk. Em 1992, o apartheid chegou ao fim, graças a Mandela e de Klerk.

Nelson Mandela


Nelson Mandela 1918 * 2013


"Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar.
É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”.
Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus.
Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor.
Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos.
Enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo.
Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.”


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©